GNDI realiza mais de 310 mil atendimentos por telemedicina no primeiro semestre
Afinal, do que se trata a Telemedicina e como ela é vista em nosso país? Essa e muitas outras dúvidas irei esclarecer logo abaixo!
O passado da telemedicina no Brasil explica sua importância, enquanto seu futuro representa a esperança.
Desde o seu surgimento, essa área médica, que envolve o atendimento do paciente de maneira remota, tem contribuído para avanços significativos, tornando a saúde acessível a qualquer hora, em qualquer lugar.
Seja para tele consultas, exames de rotina ou em situações de urgência, esse é um apoio decisivo, contribuindo para a prevenção, diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças, lesões e outras condições médicas – tudo isso realizado à distância, ou seja, o médico e paciente não estão em contato físico.
O serviço oferece certificação digital, que garante a validade da prescrição de exames e medicamentos, e evita deslocamentos desnecessários durante o isolamento social.
O atendimento via telemedicina, aprovado pela Portaria 467/2020 do Ministério da Saúde, em 20 de março, tem sido oferecido desde março para os mais de 3,6 milhões de beneficiários do Grupo NotreDame Intermédica.
Seja no Brasil ou no mundo, a telemedicina é uma área que tem rompido barreiras, eliminando distâncias geográficas e conectando especialistas a outros profissionais de saúde, administradores de unidades de saúde e pacientes.
Esse avanço é possível graças à aplicação de tecnologias modernas, como a Internet, sistemas de áudio, imagem e vídeo.
“A telemedicina chegou e veio para ficar. O projeto já vinha sendo desenvolvido e, diante da necessidade de evitar a propagação do Coronavírus, ele só foi acelerado. Mas após estes primeiros meses, já percebemos que operacionalizar o teleatendimento de forma cada vez mais profissional e assertiva tornou-se uma questão de saúde pública e o foco se volta para o fortalecimento da relação médico-paciente”, destaca Irlau Machado Filho, presidente do GNDI.
No Plano de Saúde NotreDame Intermédica GNDI, a Telemedicina é oferecida através da plataforma Conexa Saúde possibilitando fácil acesso por videoconferência ou chat a mais de 700 médicos especialistas do Grupo. Os beneficiários podem realizar as consultas virtualmente com profissionais treinados exclusivamente para isso. O paciente pode conversar com o profissional e tirar todas as dúvidas com a confidencialidade necessária. E, com a Certificação Digital, tem a garantia de que a prescrição de exames e medicamentos seja válida em todo o território nacional.
O sistema oferece toda a segurança para o usuário. Atualmente, no GNDI, além do Pronto-Atendimento, são oferecidas consultas eletivas por telemedicina nas especialidades básicas como clínica médica, pediatria, ginecologia e geriatria. O GNDI já está atuando para oferecer consultas de acompanhamento médico em todas as especialidades via Telemedicina, com segurança e qualidade aos seus beneficiários, respeitando a regulamentação vigente.